top of page

À boleia da Marta

Olá! Antes de mais, apresento-vos a Marta. A Marta é simpática, inteligente, comunicativa e perita em apanhar as melhores boleias. Desta vez, foi ela a dar uma. A Marta foi aquela pessoa que disse as palavras certas na hora certa. Que me estendeu a mão mesmo quando pensava eu não ser preciso.

Com uma viagem à Ásia a ser planeada, era Marta que me ia dando dicas, pois já lá estivera. Com o meu entusiasmo a aumentar e Janeiro a aproximar-se, ela escolhe-me como uma das pessoas a quem avisa da epifania dos 21 anos, de querer viajar, conhecer-se a si mesmo. A Marta voa, então, sozinha para a Suíça de onde pretende partir à descoberta de uma Europa não turística (ou pelo menos tentar).

Coincidência ou não os nossos destinos já se tinham cruzado ironicamente. Ora, eu era para ir para a Ásia fazer um mochilão com uma amiga; ela era para ter ido fazer voluntariado para a Ganda (Angola), onde eu tinha estado a fazer o mesmo o ano anterior. Parece que os planos sairam furados e eu vi a minha viagem à Ásia a ser adiada e ela acabou por ir para Cabo Verde, porque a minha missão acabou inesperadamente.

Eis que decidi aceitar a boleia dela. Aceitei partir à descoberta da Europa, de mim como pessoa e de mim como designer. Ou pelo menos tentar. Começa aqui então, em Frankfurt, um blog de viagens pelos olhos de uma recém-licenciada em Design. Prometo alguns rabiscos, um olhar critico às coisas comuns da vida. Viajaremos juntas até quando e onde der. Não temos planos. Não temos bilhete de volta. Temo-nos uma à outra e não muito mais.

"Dia 3 estás onde? Frankfurt? Okay. Vou comprar bilhete".

E pronto, cá estamos nós, casa às costas feitas tartarugas, prontas para boleias, casas de amigos, conhecidos e, claro, couchsurfing. Eu vinda do Aeroporto e ela de uma boleia de Pforzheim, combinamos encontrar-mo-nos no Mc Donalds de Hauptwache. Quem chegasse primeiro esperava.

Mesmo à saída da estação principal de Frankfurt há um Mc Donalds. Decidi entrar para apanhar wi-fi, mesmo sabendo que não era aquele o sitio combinado. Eis que uma miúda me abraça feita doidinha. Uma doidinha feliz por ter, espero eu, alguém que se tenha juntado à viagem meia maluca.

"Era este o Mc Donalds, Marta? Já cá estavas? Entrei só mesmo numa de apanhar wi-fi e saber se já tinhas chegado!"

Parece que não era. Parece que ambas fomos lá parar só porque sim. Parece que isto tem tudo para dar certo.

Mafalda Costa


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page