Designing Midi (South France)

Mais de meio ano depois voltei.

Voltei para vos dar a conhecer um segredo bem guardado do mundo francês. Pois é, mal percebi que tinha uma semana de férias, naveguei nos voos mais baratos e encontrei Toulouse, a cidade cor-de-rosa. Toulouse fica na região Midi. Midi significa "sul" em francês antigo e é também o nome do canal mais antigo e em funcionamento.

O Thibaut recebeu-me muito bem em sua casa durante duas noites e segui para a costa este de França.

Ao fim de três boleias e 8km de trekking cheguei ao destino encontrado no Google Maps por quem navega sem destino à procura de surpresas. Et voilá. Fui surpreendida. Collioure é um segredo bem escondido, pelo menos para nós portugueses, porque de turistas franceses e espanhóis está aquilo cheio. Exceto do João, o único português que conhecemos nesta zona. O João faz malabarismo com fogo e para quem não tinha onde acampar (eu) arranjei logo sitio e companhia portuguesa, para além do Pedro que viajou comigo. Conhecemos a noite tranquila de uma vila na praia. Fizemos amizade com jovens franceses e o Pedro cuspiu fogo!

Não há palavras para descrever as cores e os cheiros. Também não há palavras para descrever o que foi ter de perguntar, em francês, se podíamos acampar no jardim de umas tantas pessoas. Deixo-vos as fotografias, uns rabiscos e o desejo de querer visitar um sítio (apesar de turístico) que se revelou muito melhor e agradável quando não temos nada planeado.

Port-Vendrés foi o destino da manhã seguinte apenas para apanhar boleia. No final, revelou-se mais do que isso. A Karima, o Med e o Borat levaram-nos até Portbou (Espanha), onde nos ofereceram cerveja, o almoço e companhia. Acabámos por aceitar o convite para dormir em sua casa e passar um bom serão. Casa na Argélia já temos, em Paris também. A despedida foi dura. Sentimos que fizemos amigos, apesar de não haver uma língua em comum para todos. Entre português, espanhol, francês e inglês todos nos entendemos e prometemos avisar quando estivéssemos em Paris.

A viagem acabou em Barcelona onde fizemos mais amigos e temos mais peripécias sem sítio onde dormir. Mas isso é outro segredo.